O parlamentar lamentou, sobretudo, o atraso no retorno das aulas, há 50 dias do fim do ano

O vereador Marquinhos (DEM) no uso na tribuna, durante sessão desta segunda-feira, 08, criticou a situação da educação no município de São Luís, a qual avaliou como grave.

Dentre outras questões, o parlamentar manifestou preocupação com o atraso no retorno das aulas. Há 50 dias do fim do ano, apenas 13 escolas retomaram de forma presencial as atividades escolares, sendo 12 escolas de ensino regular e uma escola de música.

“Quero externa minha preocupação, pois é inadmissível que nossa cidade como capital, portanto, deveria ser exemplo para outras, ainda não tenha retornado com aulas presenciais, ao passo que em outros municípios isso já é uma realidade”, declarou.

Marquinhos criticou a destinação dos recursos da educação e cobrou resposta para a situação dos quase 80 mil estudantes da rede municipal de ensino que seguem prejudicados. O vereador ainda lembrou que o decreto que suspendia as aulas não está mais vigor desde o mês de julho.

“A cidade está em sua plenitude, shoppings, restaurantes, eventos… tudo liberado! Mas as escolas continuam fechadas. Não se faz uma grande gestão sem priorizar a educação, tratando ela com responsabilidade”, concluiu.

Repercussão

O Coletivo Nós (PT), por meio do co-vereador Jhonatan Soares, endossou a crítica enfatizando que as escolas que retomaram as atividades de forma presencial não correspondem nem 5% das mais de 260, entre sedes e anexos, que compõem hoje a rede pública municipal.

“De fato nós observamos um descaso com educação na nossa capital. 60 dias após a audiência pública que tivemos aqui para debater tal situação continuamos sem um retorno por parte da prefeitura”, afirmou.