Na última quinta-feira(16), no município de Pio XII, a Polícia Civil do Maranhão cumpriu, três mandados de prisão preventivas contra indivíduos suspeitos praticarem por duas vezes os crimes de roubo, mediante o emprego de ameaça exercida com arma de fogo, porte de arma de fogo e extorsão qualificada. Em um dos casos, a vítima teve a liberdade restringida e obrigada a realizar uma transferência bancária, modalidade conhecida como sequestro-relâmpago.
Segundo a Delegacia de Polícia de Pio XII, durante diligências policiais, foi possível identificar o veículo que deixou os criminosos nas proximidades da residência da vítima, veículo este que foi localizado posteriormente, escondido em uma residência no Povoado Baiano Novo, zona rural de Pio XII. No endereço, foi verificada movimentação de três elementos desconhecidos na região. A autoridade policial local representou pela autorização judicial para ingresso no domicílio.
Na quinta-feira (16), com o apoio da Delegacia Regional de Santa Inês e Delegacia de Santa Luzia, a Polícia Civil deu cumprimento ao mandando de prisão contra os três indivíduos, sendo também encontrada 3 uma pistola calibre .40, marca Taurus, com 2 carregadores e várias munições, bem como 10 aparelho celulares roubados.
No imóvel , os policiais ainda encontraram uma pedra bruta de substância sólida e branca aparentando ser o entorpecente conhecido como cocaína; 57 pequenas porções de cocaína em embalagens plásticas típicas de comercialização (pinos); uma sacola contendo diversas embalagens plásticas para acondicionar a cocaína; um tablet de substância vegetal prensada, semelhante à droga conhecida como maconha; 02 balanças de precisão; 1 rolo de plástico insufilm, utilizado para embalar porções de maconha para a venda; 1 rolo de papel alumínio, utilizado com a mesma finalidade.
As roupas utilizadas pelos criminosos durante os assaltos, uma motocicleta Honda pop-100, sem placa, com registro de roubo/furto, subtraída no município de Bacabal e um veículo Renault Logan utilizado pelos criminosos também foi apreendidos.
Diante do estado flagrância, os três homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Pio XII para providências de polícia judiciária, sendo autuados inicialmente por tráfico de entorpecentes, posse de arma de fogo de uso restrito e receptação, além de responderem a outros Inquéritos Policial pelos crimes praticados anteriormente. As vítimas compareceram à unidade e reconheceram os autores.