O vereador Andrey Monteiro (Republicanos) solicitou ao Poder Executivo Municipal a criação do Centro de Acolhimento e Tratamento de Animais Abandonados. O objetivo é acolher e humanizar o tratamento dispensado à cães e gatos abandonados por seus tutores, passando a ocupar as ruas, sem tratamento ou alimentação.
Por meio do centro, segundo o parlamentar, os animais receberiam os cuidados apropriados até que outras pessoas pudessem adotá-los, contribuindo para evitar a disseminação de doenças nas ruas.
Para Andrey Monteiro, é importante iniciar a discussão, tendo em vista que, atualmente, não existem espaços dessa natureza na capital maranhense controlados ou sob fiscalização do poder público.
“Por isso, foi ajuizada a Ação Civil Pública, em que o Ministério Público do Maranhão requereu que a justiça obrigue que o Município de São Luís providencie esse local, para resgate, cuidado, castramento, abrigo e adoção de animais de pequeno porte”, pontuou.
O vereador destacou que a proposta do centro é promover o bem-estar desses animais abandonados, proporcionando o tratamento e também a possível adoção, além de conscientizar a população sobre o respeito da vida animal.
“É importante lembrar também que guarda de animais abandonados é do Município, devendo o poder Executivo prevenir a propagação de zoonoses e outras doenças. Atualmente, a sociedade civil faz o papel que deveria ser do poder público, utilizando de recursos próprios para a defesa dos animais”, afirmou.