A Executiva estadual do PT do Maranhão emitiu resolução com avaliação do cenário após as eleições municipais e também projetando sua perspectiva para o futuro. O partido volta a defender o nome do vice-governador Felipe Camarão para a sucessão estadual, mas fala em cautela neste momento.

“Olhando para o futuro, em 2026, será a vez dos partidos apoiados pelo PT devolverem o apoio a nossa sigla, considerando a importância da alternância de poder e a construção de um projeto político duradouro e inclusivo no Estado. Por isso mesmo, o Partido é unânime na defesa do projeto Felipe Camarão Governador. Contudo, o PT/MA se mantém cauteloso e não antecipará o debate sobre táticas eleitorais, deixando essa discussão para 2026. O compromisso do PT neste momento, é apoiar o governo Lula e consolidar o governo Brandão e o legado de Flávio Dino. Dessa forma, o PT demonstra maturidade política e compromisso em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”, diz trecho da resolução.

O PT tenta minimizar o resultado eleitoral de 2024. “Apesar de algumas avaliações das eleições em que muitos atribuem a derrota do Partido dos Trabalhadores – PT-, devemos considerar a estratégia eleitoral do PT: eleger vereadores e vereadoras e centrar nas alianças contra o bolsonarismo”, avalia o partido. No Maranhão, onde o presidente Lula teve uma das maiores votações proporcionais do país,  o PT elegeu apenas dois prefeitos.