O Batalhão de Polícia Ambiental – BPA tem novo comandante. O coronel Mário Sérgio Cutrim Santos assumiu o comando do Batalhão na tarde desta terça-feira (18), em solenidade que aconteceu na sede do BPA no Parque Estadual do Bacanga, Vila dos Frades, Coroadinho.
O coronel Cutrim Santos substitui o tenente-coronel Bayma do Lago que ocupava o comando do BPA há quase um ano. A solenidade de transmissão de cargo foi presidida pelo comandante geral, coronel Emerson Bezerra. Também participaram o subcomandante geral, coronel Aritanã Lisboa; o comandante do Policiamento Especializado – CPE, coronel Marques Neto; além de coronéis do alto comando , comandantes de unidades da capital e policiais que integram o BPA.
Em sua fala de despedida a coronel agradeceu o apoio do comando da corporação, da tropa e dos parceiros e órgãos que atuam pela causa do meio ambiente. O oficial também destacou os projetos sociais desenvolvidos pela unidade e ações junto à comunidade. “Agradeço ao comando da PM, a todos parceiros e órgãos pelo apoio e confiança. Aos policiais do BPA agradeço pela dedicação e profissionalismo desempenhados na nobre missão de proteção do meio ambiente. Avançamos muito no que diz respeito a reformas na estrutura, instalações e projetos desenvolvidos”, frisou.
O comandante geral elogiou a tropa do BPA, enfatizando o preparo dos policiais na área ambiental. O comandante pontuou sobre as especificidades do policiamento e importância das ações. “O trabalho do BPA é de suma importância para a PM e para a sociedade; são diversas ações executadas em todo o Estado por meio de ações de preservação e proteção do meio ambiente”, disse.
Ao falar do oficial substituído, o comandante geral agradeceu o trabalho desenvolvido pelo tenente-coronel Bayma, destacando suas qualidades e empenho nas missões do policiamento ambiental. “Parabenizo o tenente-coronel Bayma e toda tropa pelos resultados expressivos em diversas ações na capital e interior. Com o coronel Cutrim daremos continuidade e buscaremos mais investimentos para avanços em prol do meio ambiente e do cidadão”, finalizou.
Policiamento Ambiental
O Batalhão de Polícia Ambiental executa ações de policiamento ostensivo florestal, lacustre, fluvial e de mananciais em todo o Estado do Maranhão. Atua de forma integrada com os demais órgãos ambientais, colaborando na fiscalização das florestas, rios, estuários e em tudo que for relacionado com o meio ambiente, combatendo os prejuízos nas reservas naturais, da defluência de proliferação de ações criminosas, sobretudo no que concerne a exploração dos recursos florestais e faunísticos, destruição dos santuários ecológicos, dos manguezais bem como a pesca predatória, a poluição, assoreamento dos rios e uso indiscriminado de agrotóxicos.