A marca de 10 mil votos para vereador de São Luís é sempre um grande feito. Raramente ela é batida. Nas duas últimas eleições nenhum candidato havia alcançado esta votação. A última vez que um vereador passou dos 10 mil sufrágios foi em 2008, quando Edivaldo Holanda Júnior alcançou 10.670.
Além do gradual aumento no número de eleitores, os candidatos também foram beneficiados com votações maiores nas eleições deste ano pela mudança da regra que diminuiu o número de candidatos. Antes, cada partido poderia lançar 150% do número das vagas. Agora, pode lançar 100%=1. Ou seja, em São Luís, antes cada partido ou federação poderia ter 47 candidatos e nesta eleição apenas 32 candidatos.
Com menos candidatos, os votos se concentram mais em quem está concorrendo, aumentando, assim, a votação dos puxadores e colocando mais acima a linha de corte dos últimos eleitos.
Desta forma, São Luís teve pela primeira vez quatro vereadores que ultrapassaram a marca de 10 mil votos. O mais votado, o jornalista Douglas Pinto (PSD) atingiu 16.036 ao final da apuração. Foi um recorde absolto de votos para vereador de São Luís. Graças à excelente votação de Pinto, o PSD conseguiu eleger cinco vereadores.
O segundo vereador mais votado de São Luís foi Marquinhos (União) com 12.200 votos. O vereador com atuação na Vila Luizão e região tem aumentado sua votação a cada eleição e agora atinge um patamar histórico.
O terceiro mais votado também é um parlamentar reeleito. Aldir Júnior (PL) saiu muito grande das eleições deste ano, com méritos próprios e menos associado ao nome do tio Josimar de Maranhãozinho. O principal candidato de Josimar em São Luís era Matheus do Beiju, que não conseguiu a eleição e ficou na primeira suplência do PL. Aldir obteve 10.633 votos e se consolida como liderança em São Luís.
O quarto mais votado foi Edison Gaguinho (Progressistas), que era o principal candidato apoiado pelo irmão do governador Carlos Brandão, Marcos Brandão. Gaguinho se consolida e passa a ser nome ainda mais forte nas decisões internas da Câmara. Ele obteve 10.355 votos.