O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (3), que os testes de covid-19 que estão estocados armazenados e com previsão de vencimento para dezembro, terão a validade estendida pelo Governo Federal.
Pazuello esteve hoje em uma audiência pública na Câmara do Senado, onde explicou sobre o estoque de teste de coronavírus que estão estocado em São Paulo. No total, são 7 milhões de teste que não foram entreguem e que estão perdendo a validade nos próximos meses. Sendo 2.814.500 têm data de validade que expira ainda nesse mês de dezembro.
“A caixa do kit, quando chegou, à época foi feito registro inicial com a Anvisa, e a empresa dando uma validade pequena, emergencial, para iniciar o uso. Bem pequena, de 8 meses. Essa validade inicial seria e será renovada. Porque os componentes do teste todos têm validade muito mais estendida”, disse o ministro.
O caso foi denunciado em uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”. Após a denuncia, o Ministério informou que recebeu relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas) atestando a possibilidade de extensão do prazo. A pasta é responsável por repassar os testes para todos os estados.
Testes de covid com vencimento em dezembro terão a validade estendida, diz ministro. pic.twitter.com/XgFvwglI2S
— Senado Federal (@SenadoFederal) December 2, 2020
[blog_subscription_form title = “Assinar” title_following = “Você já está inscrito” subscribe_text = “Digite seu e-mail para assinar as notificações deste site” subscribe_logged_in = “Clique para se inscrever neste site” subscribe_button = “Clique em mim!”]