O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (12), a expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com a criação de 100 novos campi, que irão gerar 140 mil vagas. O Maranhão vai receber quatro novas unidades: Amarante do Maranhão, Balsas, Chapadinha e Colinas.
A expansão terá o investimento de R$ 3,9 bilhões em obras do Novo PAC, sendo 2,5 bilhões são para criar novos campi e R$ 1,4 bilhão para consolidar unidades já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.
Nas unidades anunciadas para o Maranhão, o Centro de Referência Educacional de Colinas, que já existe, será transformado em campus e vai passar por ampliação na estrutura física e no quadro de recursos humanos. Em Amarante do Maranhão, Balsas e Chapadinha a implantação do IFMA será iniciada.
O anúncio da expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua participação na Conferência Nacional de Juventude. Com as 100 unidades anunciadas, a Rede terá 782 campi. Durante a cerimônia, o presidente disse que o objetivo é chegar a mil unidades até 2026. Ele destacou, ainda, que a expansão permite a interiorização da oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduações.