Foi anunciada a instalação de uma unidade industrial do Grupo Inpasa para produção de etanol e proteína de cereais no Maranhão. O anúncio foi feito durante visita do governador Carlos Brandão à indústria, na planta de Dourados, no Mato Grosso do Sul, na tarde deste sábado (30).

De acordo com o governador do Maranhão, o investimento deverá gerar mais de dois mil empregos somente para a construção da indústria, e mil e quinhentos depois da fábrica pronta. “Essa é uma grande conquista para o agronegócio e para os trabalhadores maranhenses, e um grande passo na industrialização do nosso estado”, afirmou Carlos Brandão.

A nova unidade, prevista para o município de Balsas, será a quinta instalada no Nordeste e um marco importante para o desenvolvimento industrial e sustentável na região. O grupo Inpasa é reconhecido por sua atuação nos segmentos de biocombustíveis, proteína para nutrição animal e óleo vegetal provenientes do processamento de diversos cereais, além da energia elétrica.

A planta industrial está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.

A nova unidade da Inpasa contribuirá para a verticalização da produção, liquidez do setor e fomento a uma indústria limpa e sustentável. A previsão é de que a pedra fundamental seja lançada ainda em outubro.