O Ministério da Saúde alertou nesta sexta-feira (10), sobre o baixo percentual de vacinação em alguns estados do Norte e do Nordeste, inclusive no Maranhão.
A pasta deve enviar equipes para alguns deles para tentar entender o que está ocorrendo, e quais as soluções que podem ser adotadas para resolver o problema.
O Maranhão está entre os estados que ainda não vacinaram nem a metade da população, tendo somente 48,6% da população com o imunizante.
Em entrevista, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula , que preside o Conass, explica que o fluxo de dados é, sim, parte do problema.
“Não falta vacina”, diz ele. O problema seria que “os locais de vacinação têm dificuldade com a internet. As fichas são manuais. Há uma grande demora no lançamento dos dados”.
Ele calcula que, se o lançamento de informações no sistema fosse agilizado, o percentual de registro de vacinados nesses estados subiria “algo em torno de 10 a 20% de doses a mais”.
“É uma realidade do Maranhão que se repete [em outras unidades da federação]”, diz ele.
O jornalista Luis Erlanger, ex-diretor de Comunicação da Globo, o ator Eriberto Leão no lançamento de seus três novos livros, “Todo Tempo do Mundo”, “Salto Alto” e “Agora e Na Hora”, na segunda (6) . O evento ocorreu na Livraria da Travessa do Leblon, no Rio, e contou com a presença da atriz Maria Padilha e do roteirista George Moura.
Com informações da Folha de S. Paulo.