O Governo do Maranhão anunciou o público -alvo da campanha de imunização será estendido. Com a chegada do sexto lote das vacinas contra o covid-19, além dos profissionais da saúde, pessoas a partir de 75 anos de idade poderão também se vacinar.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula comunicou durante a entrega do novo lote, que as novas doses começam a ser distribuídas ainda essa semana e destacou uma mudança na distribuição definida através de pactuação com os municípios.
“Neste momento iremos fazer uma distribuição diferenciada para os municípios que estão sendo mais atingidos pela Covid-19. Dessa forma, Imperatriz e São Luís receberão 5% a mais de doses, considerando a estratégia do Governo Federal em relação à Manaus, que recebeu uma quantidade maior de doses por conta da grande quantidade de casos da doença naquele momento”, afirmou.
Mesmo com o novo lote, a distribuição das vacinas continua seguindo os critérios estabelecidos através de decreto estadual, que estipula 60% de cobertura vacinal para o envio de novas doses de imunizantes.
Segundo a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está auxiliando os municípios que estão apresentando dificuldades em realizar suas campanhas de vacinação.
“Nós estamos realizando diversas reuniões via web com os municípios e as Regionais de Saúde. Além disso, temos equipes de apoiadores institucionais, compostas por profissionais da Atenção Primária, Epidemiologia e Força Estadual de Saúde, que entram em contato diariamente com os municípios e as Regionais de Saúde, estimulando, orientando e tirando as dúvidas dos profissionais para garantir o andamento da campanha de vacinação”, afirmou a superintendente Tayara Pereira.
Com a nova remessa, o Maranhão totaliza 514.840 doses recebidas desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, sendo 98 mil da AstraZeneca e 416.840 da CoronaVac.