Com o lockdown na Ilha de São Luís a partir desta terça (05/05), serão permitidas as seguintes atividades: produção e comercialização de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, em supermercados, feiras, quitandas e estabelecimentos semelhantes.
Saiba que serviços podem funcionar:
- Restaurantes e lanchonetes poderão manter os serviços de entrega (delivery) e/ou de retirada no estabelecimento.
- Serviços de assistência médico-hospitalar, bem como a distribuição e comercialização de medicamentos são essenciais e vão funcionar.
- Estão mantidos os serviços relativos ao tratamento e abastecimento de água, tratamento de esgoto e lixo.
- Bancos e lotéricas deverão cumprir todos os protocolos fixados pelas autoridades sanitárias, como distância entre as pessoas, uso de EPIs pelos funcionários, higienização das superfícies, dentre outros.
- Energia elétrica, gás e combustíveis; comunicação social; serviços funerários; de telecomunicação; processamento de dados ligados aos serviços essenciais estão mantidos.
- Segurança privada, serviços de manutenção, segurança, conservação, cuidado e limpeza em ambientes privados (empresas, residências, condomínios) poderão funcionar.
- Também continuam funcionando oficinas, serviços de fiscalização ambiental, defesa do consumidor e proteção dos direitos humanos.
- Locais de apoio para trabalho de caminhoneiros, locais de distribuição e comercialização de álcool em gel, bem como serviços de lavanderia.
- Fica permitido o funcionamento do aeroporto de São Luís, das ferrovias para transporte de carga e dos portos, bem como das empresas que a eles prestam serviços.
- Clínicas e hospitais veterinários continuam funcionando apenas para consultas e procedimentos de urgência e emergência.
Em todos os locais públicos e de uso coletivo, ainda que privados, é obrigatório o uso da máscara. É vedada qualquer aglomeração de pessoas em local público ou privado, como shows, congressos, jogos, apresentações, festas em casas noturnas.
As aulas presenciais permanecem suspensas para além do período de lockdown de 10 dias. Até o dia 31 de maio todas as unidades de ensino da rede pública e privada, municipal, estadual, incluindo faculdades e universidades só terão permissão para as atividades internas visando a preparação de aulas para transmissão via internet.
Confira a íntegra do Decreto aqui
*Lockdown
Medida obrigatória – Usa a força do estado
É uma palavra em inglês para se referir ao sistema de quarentena. É a paralisação especialmente dos fluxos de deslocamento. A ideia é interromper o fluxo, evitar que as pessoas se encontrem. Uma consequência disso é a paralisação econômica.