Foi anunciado nesta quarta-feira (03), pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, as novas medidas para tentar frear o avanço da Covid-19 no estado. Segundo o decreto serão suspensas festas e aulas presenciais, haverá diminuição do horário de funcionamento do comércio e será lançado um edital de auxílio para artistas. As medidas estarão em vigor de 5 a 14 de março.
O governador acrescentou durante a entrevista dada nesta quarta que serão totalmente suspensas as festas, shows e eventos de qualquer natureza em todo o Estado do Maranhão. E, para que o setor cultural não seja mais prejudicado, o estado vai lançar um edital de auxílio para os artistas. Haverá mil vagas com valor R$ 1.500 para cada apresentação. As inscrições poderão ser feitas a partir de 10 de março.
Veja um resumo do decreto:
– Suspensão de festas, shows, eventos.
– Estabelecimentos comerciais na ilha de São Luís só podem abrir às 9h e deverão fechar às 21h. Exceções setoriais com a SEINC.
– Ampliação de frota de ônibus. – Escolas e Universidades com aulas presenciais suspensas. Municipais, estaduais e privados. – Serviço público estadual com atividade presencial suspensa. Exceção para serviços essenciais. Grupos de maior risco serão afastados.
– Edital para artistas com 1000 vagas. – Fiscalização: pleito das entidades empresariais para fiscalização mais rigorosa. – E os municípios só irão receber novas doses se comprovarem pelo menos 60% de aplicação das doses já aplicadas.