Ensino técnico e em tempo integral, com aulas em laboratórios especializados, disciplinas de Robótica, Inglês, Artes e tantas outras áreas. Parece até que estamos falando de uma grande escola da rede privada e que para ter acesso é preciso ter um poder aquisitivo alto.
Mas a boa notícia é que esse trabalho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) possibilitou a infraestrutura do modelo do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), implantado pela gestão do governador Flávio Dino e fruto do pedido da própria comunidade.
O sonho do ensino público, gratuito e de qualidade, já é uma realidade em várias regiões do estado, onde o projeto do IEMA, desenvolvido e projetado pela Sinfra, foi entregue para diversas cidades. Em outros municípios, o Governo mantém obras em andamento e que já somam um investimento que ultrapassa os R$ 140 milhões.
Para o secretário de Estado da Sinfra, Clayton Noleto, toda a equipe de engenharia tem o sentimento de, literalmente, construir um sonho. “Era impossível pensar nisso há alguns anos atrás, mas agora, a determinação e a ousadia de um governo que acredita no poder da educação está revolucionando o nosso Maranhão. Nossos alunos estão saindo da condição simples de suas comunidades e chegando a competições internacionais de robótica, representando o nosso estado e o nosso país. É um orgulho muito grande poder fazer parte de tudo isso”, reforçou o secretário, que tem acompanhado de perto obras e realizado inaugurações em todas as regiões.
Nova realidade
Maria Luíza é da UP de Presidente Dutra e é técnica em serviços jurídicos, para ela a vida é um antes e depois da chegada do instituto. “O IEMA foi mais que um divisor de águas, ele não me fez só uma protagonista dentro do instituto, mas dentro da minha própria história”, disse.
Thallyson Rhuan, aluno da unidade de Presidente Dutra destaca a importância da estrutura para esse novo momento de capacitação para alunos de toda a região. “Pra mim como aluno tem sido um berço de oportunidade, por meio de toda essa estrutura ele nos capacita para o presente e para o futuro”, afirmou o estudante.
Atualmente, o Governo mantém obras do IEMA em andamento nas cidades de Santa Helena, Balsas, Colinas, São Domingos, Chapadinha, São Mateus, Tutoia, Vitória do Mearim, Santa Luzia, Coelho Neto, Carutapera, Santa Luzia do Paruá e Amarante.