A Feirinha de São Luís, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), se firma como uma opção que reúne lazer, cultura e entretenimento para o público da ilha e também para turistas que visitam o Centro Histórico aos domingos.

O evento está com nova configuração, com as atividades descentralizadas, e vem agradando aos frequentadores das 9h às 15h. Neste domingo (22), teve como atrações culturais, a Banda Filtro de Barro, Marcelo Rocha com a Banda Flashback do Forró; Desfile de Cosplay – Edição Especial e o Boi Valente da Ilha.

A feirinha está construindo a tradição de proporcionar uma dose generosa de cultura e alegria, além de ser um espaço onde artistas, produtores, feirantes, agricultores podem comungar de suas obras e produtos, em um dos locais mais democráticos da cidade.

Como exemplo, existe o “Espaço Agro”, uma ala exclusivamente dedicada aos 22 produtores locais, que catalogados pela Semapa, têm a oportunidade de promover a venda de suas produções frente ao fluxo de pessoas oportunizado pela feirinha.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, a Feirinha é um espaço consolidado que merece todo apreço e cuidado por todo significado e identidade cultural.

“Recebemos diariamente feedback positivo da população sobre a forma como conceituamos a disposição dos espaços na feirinha, e isso nos fortalece. A Feirinha São Luís é um espaço que contempla lazer, informação, saúde, arte e por isso é tão importante mantê-la. Ela une a nossa gente, ela agrega e conscientiza”, pontua.

Programação

Neste domingo (22), a programação fica por conta da Banda Filtro de Barro, 11h às 12h30, na Praça João Lisboa; em seguida, no mesmo local, das 12h30 às 14h, tem Marcelo Rocha, com Flashback do Forró; já na Praça Benedito Leite, das 11h às 12h30, quem vai fazer a festa é a moçada geek, que vai ter a oportunidade de ver um Desfile de Cosplay – Edição Especial; mas tem vez para os que gostam do tradicional bumba meu boi também, das 12h30 às 14h, o palco da Benedito Leite recebe o Boi Valente da Ilha.

E tem mais: para quem quer prestigiar os artistas locais tem a Galeria Trapiche, que funciona de 9h às 15h, com exposição de arte de artistas visuais locais, todo domingo. E neste dia 22, a Galeria recebe a Exposição da Associação de Quadrinistas Maranhenses (AQMA).

A Feirinha terá ação de saúde, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Como atividade fixa, a Ação Semus acontece de 9h às 12h e é realizada por meio da Superintendência de Educação em Saúde. Com o projeto Mexa-se, Consulta de Enfermagem, Imunização (Vacina Influenza e Tríplice Viral), Orientação Nutricional, PICS (Auriculoterapia/acupuntura) e plantão ambulância SAMU.