O Governo Federal adiou as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que seriam aplicadas neste domingo (5) em todo o país. Uma nova data ainda não foi definida. A decisão foi tomada devido às fortes precipitações que atingem o estado do Rio Grande do Sul, deixando cidades alagadas e, até o momento, causaram a morte de 37 pessoas.
O adiamento foi divulgado oficialmente em coletiva de imprensa, com o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
As provas já estavam nas capitais dos estados e sendo levadas para as cidades-polo onde seriam aplicadas. No Maranhão, o concurso teria aplicação na capital São Luís e em mais oito municípios: Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês.
Ao todo, 77.654 maranhenses estão inscritos para realizar as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que oferta 6.640 vagas em 21 órgãos públicos.
Os candidatos foram distribuídos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, considerando o CEP informado no momento da inscrição. Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.