O Centro Socioeducativo Florescer, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realiza o Projeto de Orientação Profissional (POP), que oportuniza às adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, ações voltadas para orientar, estimular e preparar para o mercado de trabalho por meio de oficinas sobre direitos e empregabilidade, como forma de descobrir novas possibilidades para o seu projeto de vida.

A assistente social Fabiane Carvalho relata que o projeto desperta nas adolescentes a descoberta de novas oportunidades. “As socioeducandas aprendem, ao longo das etapas, a importância de dar continuidade na sua vida profissional”, comenta.

A adolescente que participa do projeto acredita na importância em aprender sobre as profissões. “Acredito que dias melhores virão e o que aprendemos aqui vai nos preparar para o mundo lá fora, principalmente no mercado de trabalho”, comenta.

A diretora Miriam Machado fala que o desenvolvimento do projeto na unidade tem sido bastante significativo para as adolescentes. “Desenvolvemos atividades voltadas para orientação profissional que levem às adolescentes a refletir sobre sua formação pessoal, acadêmica e profissional nos eixos do autoconhecimento, tipos de profissão e mercado de trabalho. Cada eixo, com inúmeras temáticas, que possibilitam a orientação e o estímulo para encontrarem novas possibilidades em suas vidas”, reforça.