Um jogo animado, bem disputado e muitos gols. Assim foi a rodada do Campeonato Maranhense de Futsal Sub 16. O jogador da socioeducação competiu pelo Instituto Iziane Castro e garantiu um dos quatro gols da noite de sexta-feira (20), ocasião em que disputaram com o time GIDEÕES (Carutapera), com o placar final 4×2. Neste sábado (21), o time levou a vitória de 5×2 para o Independente Juniors (Barreirinhas).
O socioeducando fala da emoção de participar do Campeonato e fazer o gol. “É muita felicidade, pois é a primeira vez que eu disputo um campeonato, quero agradecer a oportunidade que estão me dando, em acreditar em mim, no meu potencial, vou dar o máximo e aproveitar todas as oportunidades para me tornar um atleta profissional”, declara.
A participação do adolescente no campeonato foi possível, graças à parceria com o Instituto Iziane Castro, uma articulação da equipe de esporte e lazer da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), representada pelo coordenador Igor Pereira e o técnico Thaylan Sousa, que levaram os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida para conhecerem o Projeto Liberdade com Basquete. O Instituto é coordenado pela ex-atleta e representante da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Iziane Castro.
“É gratificante o socioeducando da FUNAC ser reinserido na sociedade por meio do esporte e participar do Campeonato Maranhense de Futsal e ele poder usufruir de um direito que é o esporte. Que a participação do adolescente no Campeonato abra as portas para outros adolescentes, nas diversas modalidades esportivas”, diz o técnico Thaylan Sousa que acompanha o socioeducando.
A coordenadora do Projeto no Instituto Iziane Castro, Izis Castro, acredita na ressocialização e ressalta que é preciso dar oportunidade para os adolescentes construírem uma nova história. “É muito importante essa parceria com a FUNAC. Quando o adolescente da Funac entrou em campo e marcou o gol fiquei muito feliz e emocionada. Ele é muito talentoso e nós damos todo o apoio para que ele cresça profissionalmente”, declara.
Uma torcida animada e que acredita na mudança por meio do esporte, a equipe da socioeducação marcou presença no jogo. A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, avalia a experiência da participação do adolescente no Campeonato Maranhense de Futsal. “Eu avalio de forma positiva todas as atividades do esporte, e dar ao adolescente a oportunidade de participar de um campeonato é um potencializador de sonhos; é dizer que ele pode avançar na educação, no esporte, nos sonhos e vislumbrar um novo projeto de vida”, pontua.
A diretora do Centro, Flavia Andrade, destaca a felicidade de acompanhar o jogo. “É um privilégio poder prestigiar o adolescente; é um sonho dele ser um jogador profissional e estamos apostando nos adolescentes da socioeducação”, comenta.
A Funac tem desenvolvido ações na área esportiva por meio do Projeto Funac em Movimento e buscado parceiros na socioeducação para que os adolescentes possam potencializar seus talentos, ressignificar seu projeto de vida e trabalhar valores importantes como respeito, disciplina e solidariedade, por meio do esporte.