Foi divulgado nesta quarta-feira (14), a pesquisa realizada pela PoderData onde mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria uma vantagem de 18 pontos a frente de Jair Bolsonaro (sem partido) em um possível 2º turno pela Presidência do Brasil.
Conforme a pesquisa, Lula está com 52% das intenções de votos dos entrevistados, enquanto o Jair Bolsonaro tem somente 34%. Foram entrevistados 3.500 pessoas entre os dias 12 a 14 de abril de 2021.
A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022. Os cenários testados agora devem ser tomados com uma radiografia do momento, em que o país enfrenta o pior impacto da pandemia de coronavírus, muitos Estados mantêm negócios fechados e há incerteza sobre a recuperação da economia.
Analisando os dados, a pesquisa PoderData mostra uma piora das intenções de voto para Bolsonaro na comparação com um mês antes, quando apenas Lula e Ciro Gomes (PDT) venceriam o atual num eventual 2º turno. Agora, ele já não ganha de ninguém com segurança.
Mas é muito importante registrar que numa conjuntura adversa –com a CPI da Covid quase entrando em funcionamento–, Bolsonaro segue com o apoio fiel de 1/3 do eleitorado. É um sinal de que as vicissitudes não provocaram uma erosão no bolsonarismo de raiz.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 3.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.
Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.