O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), exonerou todos os comissionados da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal.
Comissionados são cargos de livre escolha, nomeação e exoneração, de caráter provisório, destinando-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento, podendo recair ou não em servidor efetivo do Estado.
Eduardo Braide também decretou a suspensão de todos os pagamentos pelos órgãos do Poder Executivo municipal, de processos em tramitação, que estejam pendentes de quitação.
As informações constam no Diária Oficial do Município de São Luís. Sem transparência, o documento informa somente quais pastas e órgãos sofreram baixa, mas não detalha a quantidade exata de exonerados, por lotação.
Todas as exonerações são de efeito retroativo a contar do dia 1º de janeiro, incluindo os cargos em comissão subordinados à Esmênia Miranda (PSD), tanto no gabinete de vice-prefeita quanto na Secretaria Municipal de Educação, onde foi confirmada como titular. Excetuam-se da determinação de exoneração de todos os cargos em comissão da administração direta e indireta apenas as proibidas por lei, tais como de gestantes, em gozo de licença-maternidade, licença para tratamento de saúde e situações afins.
Além das exonerações, o documento também traz a nomeação de todos os secretários e chefes de órgãos anunciados por Eduardo Braide para a nova gestão municipal, bem como de chefes de parte de autarquias.
[blog_subscription_form title = “Assinar” title_following = “Você já está inscrito” subscribe_text = “Digite seu e-mail para assinar as notificações deste site” subscribe_logged_in = “Clique para se inscrever neste site” subscribe_button = “Clique em mim!” show_subscribers_total = true]