Nesta segunda-feira (11), o Secretário de Estado de Saúde do Maranhão, Carlos lula, apresentou durante coletiva de imprensa com governador em exercício Carlos Brandão, o plano de vacinação para o estado do Maranhão.
Conforme Carlos Lula, o Maranhão está preparado para iniciar a vacinação da população. A imunização vai dividida em 3 fases. Ainda de acordo com o secretário, gestantes, lactantes e menores de 18 anos ainda não estão no plano de vacinação por não ter sido feito teste nesse público.
A primeira fase focará na vacinação os profissionais da saúde, pessoas de 75 anos ou mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população em situação de rua, indígenas aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
A estimativa do Ministério da Saúde é que 401.638 pessoas sejam imunizadas nessa primeira fase.
A segunda fase nas pessoas de 60 a 74 anos, tendo uma estimativa de 535.021 pessoas imunizadas no Maranhão.
Na terceira fase os diabéticos, hipertensos graves, pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, pessoas com doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
A estimativa do ministério da saúde é de 813.679 pessoas imunizadas na 3° fase.