Um balanço divulgado pela Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, na manhã desta terça-feira (29), demonstrou que foram atendidas pela instituição, durante o ano de 2020, um total de 37.011 ocorrências, que geraram 34.761 laudos periciais, responsáveis por subsidiarem inquéritos policiais, denúncias do Ministério Público e decisões judiciais.

Somente em São Luís, este ano, o Instituto de Criminalística (ICRIM) atendeu a um total de 4.821 ocorrências, confeccionando 4.498 laudos. Número só superado pelos alcançados pelo Instituto Médico Legal (IML) da capital, que contabilizou 11.130 atendimentos e 11.719 laudos que, neste caso, o número de laudos superior ao número de exames se refere ao acréscimo dos exames de odontologia legal realizados no mesmo periciando, seja para a identificação humana através da arcada dentária ou pela análise de lesões odontológicas que se somam aos exames médico-legais realizados no vivo ou no morto.

Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, o Instituto Médico Legal (IML) realizou o atendimento de 4.020 ocorrências que geraram 4.152 laudos periciais. O ICRIM, por sua vez, atendeu 3.039 ocorrências e emitiu 2.338 laudos. Em Timon, foram 1.949 atendimentos e o mesmo número de laudos emitidos pelo IML, enquanto que o ICRIM atendeu 2.594 ocorrências e emitiu 2.258 laudos periciais.

Os índices positivos alcançados são resultado da ampliação do atendimento e melhora na qualidade dos serviços realizados pela Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, nos últimos anos e especialmente em 2020, mesmo diante da pandemia do Covid-19, que exigiu adaptações e reorganização na realização dos serviços, além de muito compromisso e dedicação dos Peritos Oficiais com o seu trabalho e com a sociedade maranhense.

Para o Perito Geral do Maranhão, Dr. Miguel Alves, o bom desempenho da Perícia Oficial de Natureza Criminal vem do empenho de todos os Peritos Oficiais, dos Auxiliares de Perícia, dos Técnicos, dos Motoristas e dos servidores administrativos além dos investimentos feitos, somados à integração de todo o sistema de segurança pública do estado.

“O bom desempenho obtido pela Perícia Oficial de Natureza Criminal do Maranhão é resultado do grande empenho de toda a equipe de Peritos Oficiais, dos Auxiliares de Perícia e dos gestores das unidades periciais, dos modernos protocolos e metodologias aplicados, como também dos investimentos feitos pelo Governo do Maranhão através da Secretaria de Segurança Pública, destacando ainda a importância que é a integração dos órgãos que compõem o sistema de de segurança pública estadual, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Bombeiro Militar, além do DETRAN, que são parceiros de importância para que o trabalho pericial seja bem realizado” afirmou.