O governador do Maranhão informou que as aulas da rede pública Estadual e Municipal e também da rede particular deverão permanecer suspensas durante todo o mês de maio. Anteriormente, a previsão era de que as escolas particulares poderiam decidir pela retomada das aulas a partir do dia 12 de maio, enquanto a rede pública permaneceria suspensa. Com a nova decisão, a constar em decreto a ser editado, nenhuma escola deverá voltar a funcionar até o dia 1º de junho.

A informação foi dada pelo governador Flávio Dino na manhã desta sexta (01/05) em entrevista coletiva via internet. Ele também falou a respeito de outras providências que deverão ser adotadas a partir da decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos que, provocada pelo Ministério Público, decidiu determinar que o Maranhão decrete lockdown, ou seja, paralisação total partir do dia 05 de maio.

Estará proibido, por exemplo, o funcionamento de qualquer serviço ou comércio que não seja estritamente essencial, como saúde e alimentação. Não poderão entrar ou sair da Ilha de São Luís quaisquer veículos de passageiros, veículos de carga circularão normalmente para evitar desabastecimentos.