Uma pessoa foi presa e foram cumpridos 14 mandados de busca e a apreensão durante opaeração realizada pela Polícia Federal, em São Luís, nesta terça-feira (21). A operação, denominada ‘Fake Solis’ foi deflagrada contra um suposto grupo especializado em crimes financeiros. O bando está sendo investigado por integrar um esquema de fraude a contratos de energia solar junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo a Polícia Federal, a rede criminosa inseria dados falsos em sistemas de informação, cometia fraudes para conseguir financiamento, e ainda lavava dinheiro. Tudo era feito contra a Caixa Econômica Federal, com a participação de alguns gerentes.

No esquema, contratos de energia solar eram fraudados junto à Caixa, de modo que os clientes não sabiam da contratação ou tinham seus nomes usados na fraude para aquisição de sistemas de painéis solares.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e empresas envolvidas. Já a pessoa presa preventivamente não teve o nome informado, mas também teve bens apreendidos, enquanto gerentes foram suspensos da atividade por 60 dias.

Com informações do G1 Maranhão