Kitesurfista faturou título na categoria master de Hydrofoil e subiu ao pódio na categoria Fórmula Kite.
O kitesurfista maranhense Ricardo Brito, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com o apoio da Unifisio, da oficina de pranchas Dalwind e da loja Empoderadas, garantiu o primeiro lugar na categoria master de Hydrofoil e ficou na segunda colocação da categoria Fórmula Kite na Copa Brasil de Vela de Praia, que foi válida como primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf e disputada entre os dias 16 e 21 de agosto, em Fortaleza.
“O campeonato foi bem importante para mim, um grande aprendizado. Os dois primeiros dias de regata foram bem complicados, mas consegui ser mais consistente no terceiro dia e obtive melhores colocações. Vi que tenho condições de melhorar e andar mais rápido, vou me dedicar ainda mais nos treinamentos para isso. Agora é focar nas próximas competições. Agradeço aos meus patrocinadores, família e amigos por todo o incentivo”, disse Ricardo Brito, que foi campeão brasileiro de kitesurf em 2021.
Além de participar das demais etapas do Campeonato Brasileiro de Kitesurf e lutar pelo bicampeonato nacional, Ricardo Brito está confirmado nas disputas do Mundial Master e do Pan-Americano de Kitesurf, que ocorrerá em novembro, em São Luís. O kitesurfista maranhense quer continuar somando pontos para subir no ranking da modalidade e lutar pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Talento maranhense
Ricardo Brito iniciou a carreira no kitesurf em 2016 e rapidamente se consolidou como um dos principais nomes da modalidade no Maranhão e no Brasil. Antes de conquistar o título nacional em 2021, Ricardo teve duas campanhas de destaque em 2020, ficando no Top 5 do Brasileiro de Kitesurf e garantindo a oitava colocação no Campeonato Mundial, disputado em Florianópolis.