Além de duas novas embarcações que serão construídas com financiamento garantido pelo Ministério da Infraestrutura, também há projeto aprovado de um píer

 

Para o ano de 2022, o Ministério da Infraestrutura do Governo Federal tem liberado R$ 1 bilhão para investimentos na construção e reformas de embarcações e infraestrutura de transporte aquaviário no país.

 

De 15 projetos já aprovados, 3 são para a empresa Internacional Marítima, que atua no Maranhão na travessia Ponta da Espera/Cujupe, pela Baía de São Marcos. 2 projetos são para a construção de novas embarcações e 1 para a construção de um píer flutuante.

 

A informação do recurso liberado já foi publicada no Diário Oficial da União do dia 2 de maio e dá conta de um montante da ordem de R$ 50 milhões para a construção de dois super ferry boats a serem fabricados no Estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC), com capacidade para 800 passageiros e 80 veículos, com prazo estipulado de 450 dias para a conclusão dos projetos.

 

O financiamento foi aprovado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante, de onde se origina o recurso federal a ser utilizado pela empresa Internacional Marítima.

 

Além do financiamento para a fabricação das duas embarcações, já está aprovado também para 2022 a liberação do projeto de construção de um píer flutuante.

 

A informação foi dada em primeira mão no dia 26 de junho, no Jornal da Difusora 1ª Edição, numa entrevista com a deputada Thaiza Hortegal, que também criticou o fato de as diferenças políticas entre o governador com o presidente causar atrapalhos na resolução do caos no sistema aquaviário do estado, que poderiam ser resolvidos se os governantes fossem em busca desses recursos para o estado.

Por Blog de Jeisael