Continua envolvida em polêmica a embarcação trazida do Pará e apresentada pelo Governo como “nova” à população do Maranhão.

Neste segunda-feira (26), passou a circular um vídeo que mostra a embarcação soltando muita fumaça. Há muita especulação em torno do que teria ocorrido com a balsa fluvial vinda das águas do Amazonas que foi transformada em ferry boat para navegar na baía de São Marcos.

Alguns comentários na internet façam conta de que o motor da embarcação teria pegado fogo, e os mais afoitos declararam que o casco teria rachado. Mas, a verdade é que nenhum dessas informações pode ser considerada verdadeira.

Assim como também é verdade que não se sabe exatamente o que ocorreu, pela completa falta de transparência com que trata o caso o Governo do Maranhão através da Agência Estadual de Mobilidade Urbana – MOB, abrindo espaço para especulações e medo.

Nenhuma nota, nenhuma manifestação oficial. Resta apenas uma suposta informação que teria sido dada informalmente pelo presidente da MOB, Celso Borgneth, de que a embarcação estaria “parada na boia para manutenção desde cedo.”

Ora, o ferry José Humberto foi liberado novamente para circular há apenas uma semana. Que manutenção já seria necessária, haja vista a liberação por parte da Capitania dos Portos, alegando que todas irregularidades técnicas haviam sido sanadas?

Fato é que, sim, o ferry foi flagrado soltando muita fumaça. E o fato pode até estar ligado a alguma manutenção que estivesse sendo realizada, mas dizer que é fake news é, além de cara de pau, mais uma tentativa de enganar a população maranhense em torno de todo o caso envolvendo essa embarcação.

Por Blog de Jeisael